Instituto Mamirauá estará presente na Semana de Florestal

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) é uma das instituições parceiras da Semana de Florestal que ocorrerá de 21 à 24 de novembro no Campus da Universidade Federal do Amazonas.
Localizado no município de Tefé, no Amazonas, o IDSM foi criado em abril de 1999. É uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando como uma das unidades de pesquisa do MCTI. Seu primeiro Diretor Geral foi o primatólogo José Márcio Ayres. Desde o início, o Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, Estado do Amazonas. Juntas, estas reservas somam uma área de 3.474.000 ha. Por intermédio de convênios com o Governo do Estado do Amazonas, o Instituto Mamirauá apoia a gestão destas reservas.
O pesquisador Claudio Roberto Anholetto Junior, MSc., virá a Manaus proferir a conferência “O Manejo Florestal Comunitário na RDS Mamirauá”, resultado de mais de 20 anos de atuação do instituto junto às comunidades. E ele será também o instrutor do mini-curso sobre Dendrocronologia, que permite conhecer a idade das árvores de uma floresta pela contagem de seus anéis de crescimento e detectar alterações climáticas ocorridas durante o seu desenvolvimento.
O IDSM pretende ainda dispor de um estande onde serão exibidas para o público participante do evento, várias das ações realizadas pelo instituto.

Pousada Uacari em Tefé: o ecoturismo é um dos trabalhoso desenvolvidos fortemente pelo Instituto Mamirauá (foto de JP Borges Pedro)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *