AMAPÁ DOCE

Brosimum parinarioides Ducke Moraceae

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Região amazônica, ocorrendo nos Estados do Amazonas, Pará e Amapá, onde é mais freqüente. Prolifera ainda nas Guianas e Suriname nas matas altas, de terra firme e solo sílico-argiloso.

DENOMINAÇÕES VULGARES

Amapá, a. roxo, amapá doce, amaparana, mururerana, doekali.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁRVORE

Árvore de grande porte atingindo até 40 m de altura; látex branco passando a levemente rosado com a exposição ao ar, utilizado na medicina popular.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MADEIRA

Madeira moderadamente pesada (0,60 a 0,65 g/cm3) e macia ao corte. Cerne e alburno indistintos de aparência bege levemente amarelado, às vezes com tom rosado; textura média a grosseira; grã regular em alguns trechos, em outros irregular a revessa; superfície levemente lustrosa; cheiro e gosto indistintos. Apresenta baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos, mas é bastante permeável a soluções preservantes. A madeira é de boa trabalhabilidade. Os troncos velhos têm o cerne vermelho, duro, às vezes dispostos em camada anelar e formando como um tubo que envolve a parte central constituida de madeira branca, mole.

DESCRIÇÃO ANATÔMICA MACROSCÓPICA

Poros visíveis a simples vista, poucos, pequenos a médios, vazios, alguns com tilos, solitários, geminados, notando-se também algumas cadeias radiais. Linhas vasculares largas, retilíneas, facilmente visíveis. Raios no transversal percebidos a olho nu, apresentando regularidade na largura e espaçamento; na face tangencial são curtos e irregularmente distribuídos, distintos somente sob lupa, na face radial visíveis a simples vista. Parênquima escasso, visível sob lente, paratraqueal aliforme de aletas curtas ou longas, por vezes unindo-se. Camadas de crescimento pouco definidas.

PRINCIPAIS USOS

A madeira é clara, indicada para a fabricação de móveis de uso geral, lambris, painéis decorativos e lâminas desenroladas para a fabricação de compensados, embalagens, tábuas em geral, marcenaria e construção em geral.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *